História

O CPCD — Centro Popular de Cultura e Desporto, é uma coletividade cultural, desportiva e recreativa, sem fins lucrativos. Foi fundado em 01-11-1976, por vontade de um grupo de moradores do Bairro da Vidreira, e da Bolonha, na Póvoa de Santa Iria, Concelho de Vila franca de Xira. As primeiras actividades do grupo, foram realizadas nas instalações da Fábrica do Chumbo.

Em 1978, como reconhecimento pelo seu desempenho junto da comunidade local, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em conjunto com a Junta de Freguesia , vão ceder ao Centro Popular de Cultura e Desporto novas instalações na Rua do Centro Popular de Cultura e Desporto, Lote 4-A . Estas instalações, uma cave num prédio de habitação, cedo se vão mostrar insuficientes, bem como a sua localização se mostra desenquadrada, para os objectivos de desenvolvimento que o CPCD se propõe alcançar.

Em 01-11-1997, depois de muitos desafios o CPCD, faz a Inauguração da sua nova Sede na Avenida Póvoa de Dom Martinho - Edifício CPCD - Póvoa de Santa Iria.

CPCD Memória

Modalidades

Desde sempre, o CPCD tentou responder às necessidade dos seus Associados, promovendo e estimulando várias actividades na área do desporto e da cultura, entre outras:

  • Em 1977 criou a secção de Futebol de Salão séniores masculinos;
  • Em 1977 criou a secção de Atletismo e deu inicio à sua prática oficial.
  • Em 1983, foi criada a secção de ginástica de manutenção;
  • Em 1983 criou a secção a secção de Ténis de Mesa;
  • Em 1986, criou a secção de Futebol de Salão Feminino,
  • Em 1989, criou a secção de Campismo e Caravanismo.
  • Em 1998, criou a modalidade de Natação, com a formadora Rute Cesário.
  • Em 1999, criou a modalidade de Karate, com o treinador José Peralta.
  • Em 2006, criou a modalidade de Aikido, com o treinador Rodolfo Brandão
  • Em 2007, criou a modalidade de Tiro arco com a treinadora Isabel Cardoso
  • Em 2008, Marcha Popular conjunta CPCD e Casalense
  • Em 2009, Ginastica de Manutenção com o professor Marco Lopes
  • Em 2011, Hip-Hop
  • Em 2011, Escola de fado.
  • Em 2012, Aulas de guitarra clássica com o Professor Rúben Mauricio.
  • Em 2013, Aulas de Tai Chi Chuan e Chi Kung com o Professor Luís Rosário.
  • Em 2013, Grupo de Música Popular Portuguesa CPCD.

Para a época de 2013/2014

Trinta e sete anos depois do seu nascimento, o CPCD possui como actividades, futsal, natação, karate, Tai Chi Chuan e Chi Kung, aulas de Guitarra Clássica, e o Grupo de Música Popular Portuguesa. Alberga cerca de 450 Atletas, entre os quais cerca de 65 atletas de futsal, 260 atletas de natação, 80 atletas no karate.

Futsal

A secção está presente no Xira, e nos Campeonatos distritais da AFL.

Natação

A secção de natação tem como formadora a Técnica Rute Cesário. Tem inscritos cerca de 260 praticantes, dos quais cerca de 130 fazem competição obtendo lugares de destaque quer a nível do INATEL quer nas Provas do XIRA.

Karate

A secção de Karaté, tem como treinador o Sensei José Peralta. Tem inscritos cerca de 80 praticantes. Tem obtido classificações de relevo a nível Regional, Nacional e internacional o que lhe permitiu em 2013, ter quatro atletas na Gala de Mérito. Organizou pela 4ª vez o Campeonato Nacional de Karate (Fase Regional) Centro-Sul / Sul da FNKP. Em 2013 três atletas obtiveram a graduação de 1º Dan.

O CPCD conta nos seus registos com vários títulos de relevo

Em 1980, a secção de Futebol de Salão Sénior masculino, conquistou o Campeonato Nacional da 3ª Divisão.

Em 1985/86 a secção de Futsal conquistou o campeonato nacional de infantis em futebol de salão. A secção de Futebol de Salão Feminino, participou no Campeonato Nacional - Zona Sul.

Em 2009/10, a secção de futsal foi Campeão Nacional da 3ª divisão e subiu à 2º Divisão Nacional, com a equipa de séniores. No tiro com arco, Fernando Pietro Alves é campeão nacional na qualidade de veterano e Duarte Ferreira , vice-campeão nacional na qualidade de juvenil. No Karate, Ivo Gonçalves ganhou a taça nacional do CPK em kumité na categoria de -65 kg .

Em 2010, no Karate Andreia Ferreira obteve um 2º lugar, em kata individual juvenis, no Campeonato do Mundo JSKA que se realizou em Portimão.

Em 2011 no Karate Rui Sá obteve um 1º lugar em Kata individual de iniciados no Open Internacional da UNAM que se realizou em Mafra e um 2º lugar em kata individual infantis no Campeonato Nacional da FNK-P.

Em 2013, no karate Andreia Ferreira, obteve o 2º lugar, em Kata individual de juniores no Campeonato Nacional da Liga Portuguesa de Karaté Shotokan ( LPKS).

Excepto menção em contrário, o conteúdo neste wiki está sob a seguinte licença: CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported